Decoração escandinava: O que é e como usar em seu apartamento
Conheça a decoração escandinava e saiba como aplicá-la em apartamentos
Quando o assunto é decoração, uma grande variedade de elementos pode ser empregada para ornamentar determinado ambiente. O estilo escandinavo é um dos que são largamente utilizados e encontra suas origens no continente europeu.
Para se ter uma base, a Escandinávia, região que originou o estilo em questão, está situada no norte europeu e é composta pelos países Islândia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e também pelas Ilhas Feroé.
Saiba como surgiu o estilo escandinavo
Quando se trata desse tipo de decoração, um nome sempre se destaca ao se abordar de que modo se deu sua origem. Trata-se do artista plástico Carl Larsson, um sueco que ganhou fama em virtude da maneira como retratava sua rotina familiar. A esposa de Larsson, Karin, além de acompanha-lo na profissão, atuava como modelo para suas obras de arte.
Larsson e a esposa moravam na cidade sueca de Sundborn, local onde mantinham uma casa que tornou-se referência do design escandinavo. Nas dependências da residência, pode-se avistar a maneira peculiar e moderna como Karin empregou seus conhecimentos de decoração, algo que é complementado pelas pinturas e livros do marido, que surgem como verdadeiros elementos de contraste em meio ao ambiente vibrante e iluminado da casa. Dessa maneira, o local é há tempos um dos mais famosos de todo o mundo.
Residência de Carl Larsson e Karin – Foto: Per Myrehed
Residência de Carl Larsson e Karin – Foto: Per Myrehed
Residência de Carl Larsson e Karin – Foto: Per Myrehed
Elementos que compõem a decoração escandinava
Também chamado de design nórdico, este estilo de decoração chama a atenção justamente pela simplicidade e o aconchego que costuma conferir ao ambiente onde é aplicado.
As cores comumente empregadas são as neutras, com destaque para a cor branca, que é utilizada com frequência. O branco, entretanto, não aparece sozinho na decoração, uma vez que surge misturado a outras tonalidades vibrantes, efeito que pode ser percebido também nos objetos que são adotados para o ambiente que será decorado.
Design: Nordic Design
Fonte: Raphaelle | Frashome
Além do branco, outras cores caracterizam a decoração peculiar, como o cinza e o bege. Já em relação aos móveis, estes costumam ser elegantes e confeccionados em modelos retos. A madeira é um dos materiais mais empregados, sendo vista em diversos detalhes do ambiente, tais como nos pés de alguns móveis, pisos e demais objetos.
Design: Nordic Design
Design: Normless Architecture Studio and Workspace
Impressões causadas pelo design típico escandinavo
O que se espera desse tipo de decoração é que se remeta a um ambiente onde a sobriedade e o aconchego sejam imperativos. Esse efeito pode ser conferido principalmente nas partes internas da residência decorada.
Como utilizar o design escandinavo em seu apartamento
Design: Husmanhagberg
Embora a decoração escandinava tenha suas raízes em épocas passadas, ela continua sendo amplamente empregada em razão de ser considerada atemporal por decoradores e outros profissionais do ramo. Além disso, pelo fato de ser facilmente aplicada, conferindo uma estética aconchegante aos ambientes, também é bem recebida por quem busca um estilo para decorar a própria residência nos dias atuais.
Para utilizar essa decoração em espaços como apartamentos, por exemplo, o morador do local pode contar com um piso de madeira seguido de tapetes com motivos geométricos, constituindo uma dica que vale para toda a área da residência.
Design: Normless Architecture Studio and Workspace
A sala escandinava pode ser facilmente caracterizada ao se adotar cores brancas ou em tom pastel nas paredes e poltronas marrons, que costumam combinar bastante com essa decoração. Além dos motivos geométricos, os tapetes também podem ser de pelos, já que remetem muito à cultura vivenciada na Escandinávia, sobretudo em épocas mais frias.
Desgin: Alvhem Brokerage & Interior
Design: Alvhem Makleri & Interior
O jogo entre o preto e branco também deve estar presente no ambiente, já que proporcionam tanto luminosidade quanto elegância ao local decorado.
Design: Husmanhagberg
Quem aprecia esse estilo de decoração mas não quer abrir mão de uma certa modernidade, pode harmonizar o apartamento com a adoção de alguns elementos, tais como estantes em tamanhos maiores que os convencionais, que se encaixarão com as cores cinza escuro, ao invés do tradicional preto.
Já em relação aos dormitórios, a sensação de aconchego deve ser ainda mais explorada. Isso poderá se tornar possível através do uso de tapetes felpudos em cores mais claras. Cadeiras cobertas por mantas brancas de pelos também ajudarão a tornar o espaço aconchegante.
Design: Normless Architecture Studio and Workspace
Design: Normless Architecture Studio and Workspace
Design: Nordic Design
Não se deve esquecer que a madeira é muito importante no momento de se caracterizar um ambiente ao estilo proveniente da Escandinávia. O material, entretanto, costuma produzir um efeito visualmente melhor quando empregado em seu natural.
Assim sendo, tanto quem deseja seguir a risca essa forma de decoração, quanto quem almeja mesclá-la a outros elementos ou estilos, não encontrará grande dificuldade. Isso se deve ao fato da maior parte dos itens ser facilmente encontrada em tradicionais lojas do ramo. Até mesmo alguns móveis ou objetos podem ser aproveitados e trazidos de outras decorações.
O importante é que não se abra mão do estilo de quem irá morar no apartamento. Uma característica desse design é o fato do ambiente se tornar ainda mais aconchegante. Essa característica costuma agradar vários estilos de pessoas, pois torna a residência agradável de se morar.
Agora é com você! Conte-nos nos comentários abaixo o que achou desse conteúdo e ajude-nos com mais dicas para quem deseja seguir o estilo escandinavo na decoração.
Grande abraço!
Equipe Rolonflex